terça-feira, 16 de setembro de 2014

Vamos conhecer uma das espécies mais temidas do nosso Pantanal mato-grossense...


                                                                        
 Caimam yacare                                                                


    O Pantanal é um ecossistema habitado por várias espécies de animais desde mamíferos até pequenos invertebrados, tem uma vegetação exuberante e é traduzido em movimento de formas, cores e sons, sendo um dos mais belos espetáculos da Terra, sua  fauna é bastante diversificada e rica.
  Dentre o gigantesco número de espécies que habitam este ecossistema, destaca-se o Caimam yacare, ele vive desde o norte da Argentina até o sul da bacia Amazônica.
Ele põe ovos construindo ninho com folhas e fragmentos de plantas, nas bordas de capões, ou sobre tapetes de vegetação flutuantes. Desovam de 20 a 30 ovos em uma câmara no interior do ninho. O período de postura de ovos acontece nas cheias (janeiro a março), alimenta-se de peixes e outros vertebrados aquáticos, e também de invertebrados como caramujos e insetos, podendo atingir até 3 metros.



   Os Caimam yacare  são ecologicamente importantes porque fazem o controle biológico de outras espécies animais ao se alimentarem daqueles indivíduos mais fracos, velhos e doentes, que não conseguem escapar de seu ataque. Também controlam a população de insetos e dos gastrópodos (caramujos) transmissores de doenças como a esquistossomose (barriga-d'água). Suas fezes servem de alimento a peixes e a outros seres vivos aquáticos.
    Ressaltando que o nosso Caimam yacare já esteve quase extinto e hoje há uma grande campanha de proteção da especie.
Fonte: Redação Ambiente brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário