quinta-feira, 18 de setembro de 2014

ANGELIM-PEDRA UMA ARVORE CENTENÁRIA



NOME CIENTÍFICO
Hymenolobium petraeum

FAMÍLIA
Fabaceae

NOME COMERCIAL
Angelim, angelim-amarelo, angelim-aroeira, angelim-branco-pedra, angelim-comum, angelim-da-mata, angelim-do-Pará, angelim-grande, angelim macho, angelim rosa, mirarema, murarema e sucupira-amarela.

ORIGEM
Florestas de terra firme em toda a Amazônia brasileira.

HABITAT
Florestas altas de terra firme; também nos campos altos, onde porte, embora reduzido, prevalece sobre os demais.

CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS
Árvore de porte gigantesco, chegando a 60 m de altura
com diâmetro chegando a 2m, sendo que seu porte pode atingir o teto da floresta da região, seu tronco grosso podendo chegar a medir até 340 cm de diâmetro, com casca cinzenta escura.Folhas compostas, alternas, imparipinadas com 9-17 folíolos de 3 a 5,5 cm de comprimento e 1,5 a 2,5 cm de largura.Flores em panículas esparsas, nas extremidade dos ramos, róseas com nunces violáceas, aromáticas,cálice de 4-7 mm de comprimento.Frutos, vagens aladas, indeiscentes de cor sanguínea, contendo 1, raro 2 sementes muito pequenas.A época de floração são nos meses de agosto-janeiro e a frutificação no decorrer do verão, só excepcionalmente até o começo do inverno
(janeiro) onde perde as folhas e cobre-se de frutos.Na estação chuvosa, perde completamente a sua folhagem para se cobrir de flores.
Altura comercial de 9,70m, com o DAP (diâmetro a altura do peito) igual a 65,30cm e com tronco retilíneo.

SECAGEMDENSIDADE

Madeira de densidade média, com densidade a 12% de umidade de 710 kg/m3 para o H. petraeum e de 770 kg/m3 para o H. modestum e densidade verde de 1.190 kg/m3 em ambas as espécies. 

Muita rápida em estufa, apresentando pequena tendência a torcimento e arqueamento médios.

TRABALHABILIDADE
Fácil de trabalhar.Acabamento de regular a bom na plaina, torno e broca.

DURABILIDADE
Cerne muito durável a durável , quando exposto a fungos da podridão-branca e parda, e moderamente resistente a brocas marinhas.Resistente a cupins de madeira seca.

PRESERVAÇÃO
Alburno muito fácil e cerne difícil de preservar com creosoto (oleossolúvel) e com CCA-A (hidrossolúvel), em tratamento sob pressão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário