terça-feira, 16 de setembro de 2014

Brotogeris chiriri




Nome Científico: Brotogeris chiriri
Família: Psittacidae
Ordem: Psittaciformes
Popularmente: Periquito-de-asa-amarela e Periquito-estrela


Tamanho: 22 a 23,5 cm
Peso: 70 - 100 g
Expectativa de vida: 10 - 15 anos

Características: O colorido amarelo da asa e o amarelo-esverdeado da face ventral das rectrizes (penas do corpo) permitem fácil identificação. Cauda longa e pontuda. Não possuem dimorfismo sexual. 


Distribuição geográfica: É encontrado no Brasil Central e Oriental, Norte, Oeste e Sul da Bolívia, Nordeste da Argentina (Chaco, Formosa e Misiones), Leste do Paraguai, Uruguai e Peru. No território nacional, ocorre desde o Sul ao extremo do Pará (Serra do Cachimbo), Ceará, Maranhão, Bahia, Minas Gerais, Pantanal, Rio de Janeiro e São Paulo.

HabitatVive em cerrados, matas ciliares, matas de galeria, matas secas, campos com árvores esparsas, chapadas, buritizais, chácaras e áreas urbanas

Alimentação: Alimenta-se de frutos, sementes, flores e néctar.

Reprodução: Constroem o ninho em cavidades de árvores ou escavados em cupinzeiros arborícolas. Em áreas urbanas podem utilizar também os espaços sob telhas das edificações. Observações feitas em cativeiro mencionam 5 ovos brancos, medindo cerca de 23 x 19 mm e registram 26 dias para o tempo de incubação, que é tarefa da fêmea. Os filhotes deixam o ninho cerca de 8 semanas após o nascimento e são alimentados pelos pais com sementes e frutos regurgitados, mesmo após haverem abandonado o ninho. 

Hábitos: São aves barulhentas, vocalizando constantemente enquanto voam ou durante suas algazarras na vegetação, de modo que muitas vezes é difícil encontrá-los, pois se camuflam com o verde de seu habitat. Vivem em bandos de tamanhos variáveis, provavelmente se isolando em casais na época de reprodução. Quando em voo percebe-se o belo contraste de cores entre o amarelo das asas e os tons de verde de sua plumagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário