A capivara, Hydrochoerus hydrochaeris é um dos principais representantes da ordem Rodentia. Pertencente à família Hydrochaeridae, a espécie é considerada o maior roedor vivente.
É um herbívoro generalista de hábito semi-aquático cuja utilização do espaço no ambiente natural está diretamente relacionada à disponibilidade alimentar. As alterações sazonais influenciam a quantidade de alimento disponível afetando direta ou indiretamente o padrão de distribuição desses animais bem como o seu comportamento.
No Brasil, a capivara passou a ser vista não apenas como alternativa viável para criação em cativeiro, mas como um recurso natural a ser manejado de forma extensiva
A capivara, maior roedor conhecido, tem em média de um a um metro e meio de comprimento por 0,5 a 0,65 metros de altura. Seu peso ao nascer é de cerca de dois quilos, atingindo quando adulto peso corporal de 30 a 60 kg, podendo alcançar até 100 kg. Os membros são curtos em relação ao volume corporal do animal, tendo pescoço curto e focinho obtuso, com os lábios superiores fendidos.
Por serem animais de hábitos semi-aquáticos, possuem algumas adaptações como a localização dos olhos, narinas e orelhas em um mesmo plano da parte superior da cabeça, o que lhes permite nadar sem a privação destes sentidos. As patas anteriores possuem quatro dedos, e as posteriores três dedos, apresentando membranas interdigitais como adaptação à natação.
As orelhas são pequenas e arredondadas, possuindo audição aguçada, podendo captar ruídos a uma grande distância
Para mais informações..
Nenhum comentário:
Postar um comentário