Acraga coa
Encontrada nas florestas tropicais da América Central, América do Sul e Caribe a lagarta Acraga coa, chama a atenção por sua transparência e seu aspecto gelatinoso.
Essas lagartas alimentam-se principalmente das folhas de mangueiras e quando adultas transforma-se em belas mariposas, com longas cerdas.
A família Dalceridae conta com aproximadamente 84 espécies de lagartas, todas translúcidas e algumas bastante coloridas. Alguns biólogos tentam descobrir o porque de algumas lagartas dalceridaes serem tão coloridas.
O biólogo Daniel Janzen, da Universidade da Pensilvânia, estuda essa família e observou que apesar das larvas serem brilhantes e chamativas, elas passam muito tempo caminhando nos topos de árvores e sobre as folhas – parecendo não sentir medo dos pássaros e outros predadores, mesmo sem possuir veneno.Os biólogos ainda não tem certeza sobre a função dos cones gelatinosos que dão o aspecto translúcido a lagarta, mas ao que parece, essas estruturas podem ser soltas facilmente tornando-se uma grande ferramenta para essas larvas quando são capturadas por lagartos, por exemplo, deixando os cones gelatinosos na boca do predador e conseguindo escapar.
Durante um experimento, os pesquisadores colocaram numa Placa de Petri larvas de Dalcerides ingenita e algumas formigas (Camponotus floridanus) a fim de observar se as larvas seriam predadas. Após inspecionar as larvas com as antenas, a maioria das formigas se afastou sem sequer dar uma mordida. As poucas que arriscaram-se a experimentá-las tiveram suas mandíbulas temporariamente presas na gosma liberada pelas larvas. Após analisar a gosma, os pesquisadores não encontraram evidências de toxidade e constataram que o efeito paralisante nas mandíbulas das formigas deve-se a viscosidade da substância.
A lagarta ficou conhecida como "Jewel caterpillar" ou "Lagarta jóia" e parece ser o nome ideal para esse animal. Você pode olhá-lo, mas não tocá-lo.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário